
A audiometria é um exame que tem o objetivo de avaliar a capacidade do paciente para ouvir e interpretar sons. É através desse exame que é possível detectar alterações auditivas e orientar o paciente sobre as medidas preventivas ou tratamentos mais adequados para sua condição.
A audiometria deve ser realizada por um fonoaudiólogo capacitado, pois, é esse profissional que irá diagnosticar qualquer anormalidade, medir a intensidade e verificar qual o tipo de perda auditiva do paciente.
O exame é solicitado principalmente se existir suspeita de perda auditiva ou quando ocorrem traumas, tímpano rompido, uso excessivo de medicamentos diversos, infecções e histórico de perda auditiva na família.
Quais os tipos de audiometria?
Existem dois tipos de exame de audiometria: a tonal e a vocal. Saiba mais sobre eles:
Audiometria tonal: avalia o grau de audição do paciente em relação a sons emitidos em diversas frequências. Pode ser realizado por via aérea comum ou por via óssea.
Audiometria vocal: avalia a capacidade que o paciente possui para entender a voz humana. O fonoaudiólogo emite sons orais para que o paciente demonstre sua percepção e compreensão da fala.
Porque incluir a audiometria no check-up anual?
É muito importante cuidar da sua saúde auditiva. Sempre que observar qualquer alteração ou suspeitar de perda auditiva, procure um médico otorrinolaringologista e posteriormente um fonoaudiólogo.
A realização periódica da audiometria é uma medida de prevenção e pode ajudar a detectar precocemente uma possível perda auditiva. Por isso, é muito importante incluir a saúde auditiva nos exames de rotina. Quanto antes você realizar o teste, mais rápido será o início do tratamento.
Procure um fonoaudiólogo de sua confiança para a realização do exame.
Em caso de perda auditiva, entrar em contato pelo nosso WhatsApp: (19) 99389-9952
para avaliação e experiência com os aparelhos auditivos.