Saiba tudo sobre câncer de ouvido

Saiba tudo sobre câncer de ouvido

O câncer de ouvido não está restrito a apenas uma parte da orelha. Ele pode ser observado em diferentes locais, onde, dependendo do estado, as células cancerígenas demonstram um comportamento diferente.

 

O câncer de ouvido pode afetar as partes interna e externa do órgão. Frequentemente, começa como um câncer de pele no ouvido externo que, em seguida, se espalha por várias estruturas, incluindo o canal auditivo e o tímpano.


O câncer também pode começar dentro do ouvido e afetar o osso dentro da orelha, chamado osso temporal. O osso temporal também inclui o osso mastóide - que é o caroço ósseo que você sente atrás da orelha.

 

Tipos de câncer de ouvido


Conheça os principais tipos da doença:


- Câncer da Orelha Externa: aparece sob a forma de úlcera progressiva na borda superior da orelha externa e pode ser tratada com a ajuda da cirurgia.


- Câncer do Canal Auditivo: aparece no canal do ouvido - especialmente na parte exterior, e no interior do canal auditivo. Cânceres do canal auditivo, em estágios iniciais, podem ser tratados com uma cirurgia conhecida como Mastoidectomia.


- Câncer da Orelha Média: este tipo de câncer de ouvido aparece na entrada do canal do ouvido e pode causar surdez. Pode ser tratado com a ajuda da biópsia e da cirurgia.


- Tumor glômico: este tipo de tumor, embora inofensivos na fase inicial, deve ser tratado adequadamente, para que não haja crescimento progressivo e doloroso dentro da orelha média.

 


Sintomas de câncer de ouvido


Os sintomas do câncer de ouvido variam de acordo com a parte afetada. Dentre os principais estão: 


Ouvido externo
Os sinais de câncer de pele no ouvido externo incluem: manchas escamosas de pele que permanecem, mesmo após a hidratação;  caroços brancos perolados sob a pele e úlceras de pele que sangram.


Canal do ouvido
Os sinais de câncer de pele no canal auditivo incluem: caroço dentro ou perto da entrada do canal auditivo; perda de audição e secreção do ouvido.


Ouvido médio
Os sinais de câncer de pele no ouvido médio incluem: secreção do ouvido, que pode ser sangrenta (sintoma mais comum); perda de audição; dor de ouvido; dormência no lado afetado da cabeça


Ouvido interno
Os sinais de câncer de pele no ouvido interno incluem: dor de ouvido; tontura; perda de audição; zumbido nos ouvidos e dor de cabeça.


Causas do câncer de ouvido


Os pesquisadores não têm certeza do que causa o câncer de ouvido. Existem tão poucos casos que é difícil descobrir como isso pode se originar. Mas, os pesquisadores sabem que certas coisas podem aumentar suas chances de desenvolver câncer de ouvido. Dentre elas estão: 


Ter a pele clara: isso aumenta o risco de câncer de pele em geral.

Passar tempo ao sol sem (ou com quantidades inadequadas) de protetor solar: isso aumenta o risco de câncer de pele, que pode levar ao câncer de ouvido.

Ter infecções de ouvido frequentes: as respostas inflamatórias que acompanham as infecções de ouvido podem de alguma forma impactar as mudanças celulares que provocam o câncer.


Tratamento de câncer de ouvido


O tratamento geralmente depende do tamanho do tumor cancerígeno e de sua localização. Os cânceres de pele na parte externa da orelha geralmente são cortados, se grandes áreas forem removidas, pode ser necessária uma cirurgia de reconstrução. Os cânceres do canal auditivo ou do osso temporal requerem cirurgia seguida de radiação - a quantidade de orelha a ser removida depende da extensão do tumor.


Em alguns casos, a audição não é afetada significativamente. Mas em outros, pode ser necessário usar um aparelho auditivo. Ao notar qualquer sintoma, visível ou não, procure um médico. O diagnóstico precoce é sempre a melhor opção