Saiba como limpar corretamente seus ouvidos

Saiba como limpar corretamente seus ouvidos

Já se questionou se está realizando a limpeza adequada dos seus ouvidos? Apesar desse tema ser um assunto comum, nem todas as pessoas sabem quais são os cuidados adequados para manter a saúde dessa região tão sensível do corpo. Por isso, vamos explicar qual a melhor e mais segura forma de higienizar as orelhas e manter os ouvidos livres de bactérias. 


Afinal, o que é a cera removida da região interna da orelha? É realmente necessário retirar esse material dos ouvidos? O cerume, popularmente conhecido como cera de ouvido, é um material produzido pelas glândulas ceruminosas situadas no canal auditivo.  Suas principais funções são criar uma barreira física, antifúngica e antibacteriana para evitar a entrada de componentes como poeira e água em excesso, e de lubrificar o ouvido. 


Embora a aparência do cerume seja pegajosa e remeta a algo que deve ser limpo, a verdade é que ele deve permanecer no interior do ouvido, pois age contra infecções no canal auditivo e evita problemas de ressecamentos da região. 


A movimentação da cabeça e o ato de mastigar se encarregam de movimentar naturalmente a cera produzida em excesso e os detritos do ouvido para a área externa, onde endurecerão e poderão ser limpos com segurança, portanto, não é recomendado que seja feita a limpeza do ouvido e sim somente da orelha.


Dessa forma, também não é indicado a introdução de hastes flexíveis com pontas de algodão ou outros objetos pontiagudos para retirar a cera do canal auditivo, pois além de tentar remover uma proteção natural do corpo, há risco de aprofundar a cera e romper o tímpano. Quando o assunto é audição, é preciso ressaltar que seu perfeito funcionamento depende  de estruturas anatômicas e fisiológicas em condições adequadas. 


Assim sendo, o aprofundamento do cerume ou rompimento do tímpano podem gerar problemas na audição e apresentar sintomas como dores de ouvido, sensação de plenitude, zumbidos, entre outros ruídos. Para garantir a saúde dos ouvidos, é sempre recomendado o acompanhamento de um otorrinolaringologista, que quando necessário, fará a desobstrução das vias.


Por fim, a melhor estratégia de limpeza dos ouvidos recomendada pelos especialistas é envolver o dedo em um material como toalha ou papel higiênico,  introduzi-lo no ouvido até onde alcançar, sem forçar, e reproduzir movimentos suaves de rotação.

 

Então, está cuidando dos seus ouvidos de forma correta?