Por que temos dois ouvidos?

Por que temos dois ouvidos?

Ouvir o cantar dos pássaros, o vento tocando as folhas das árvores, uma agradável melodia, o som do trânsito intenso, o barulho de uma obra, o batuque de uma bateria. Poder ouvir, decodificar os estímulos e interpretar os sons em suas mais diferentes intensidades e frequências é um dos benefícios que os nossos ouvidos nos proporcionam, mas afinal, já se perguntou por que temos dois ouvidos e a importância deles para o dia a dia?

É comum as pessoas pensarem que não há problema se um dos dois ouvidos não estiver recebendo perfeitamente as informações sonoras, pois o outro pode compensar essa perda, mas isso não é verdade, existe uma razão para o nosso corpo possuir dois ouvidos e não é por mera simetria. Os nossos ouvidos trabalham juntos na chamada audição binaural.

O que é audição binaural?

Audição binaural é ocasionada pelo funcionamento em equilíbrio dos dois ouvidos, já que eles trabalham de maneira coordenada e em parceria com o cérebro. 

A forma como o som é captado por cada orelha difere dependendo da posição e distância da fonte sonora. Quando está tentando atravessar uma rua movimentada, é a audição binaural que permite que capte os estímulos e que tenha a percepção da direção em que os carros estão e se ele está se aproximando com velocidade, mesmo que esteja acompanhado por alguém e essa pessoa falando com você.

Com a audição binaural é possível receber todas essas informações, filtrá-las e focar em sons específicos, ou seja, praticar a audição seletiva. 

Qual a importância da audição binaural?

Ter a audição binaural funcionando perfeitamente é importante para que não haja dúvidas na captação dos sons e suas fontes, pois somente dessa forma o cérebro consegue receber as informações, analisá-las, processá-las e interpretá-las para que consiga reagir ao que se está ouvindo. 

Como saber se os dois ouvidos estão funcionando satisfatoriamente?

A confusão ao ouvir determinados sons, não conseguir interpretar satisfatoriamente a fala de uma pessoa, dificuldade de manter a atenção e de se comunicar em locais ruidosos e a necessidade de realizar leitura labial durante uma conversa são apenas alguns sinais de que um dos dois ouvidos podem estar tendo problemas ao captar os sons e estar gerando a perda auditiva. 

Os danos à audição podem acontecer durante a prática de atividades corriqueiras e a exposição dos ouvidos a altos níveis sonoros, como, por exemplo, o volume alto da TV e dos fones de ouvido, e os ruídos estridentes do trânsito. Esses são apenas alguns dos fatores que em excesso, colocam a saúde audição binaural em risco. 

Por fim, temos dois ouvidos pelo mesmo motivo de termos dois olhos: para nos fornecer o efeito de três dimensões. Nossos ouvidos trabalham juntos para nos permitir interpretar melhor os sons nas diversas circunstâncias do dia a dia e desempenhar de maneira mais eficiente as habilidades auditivas. Portanto, esteja sempre atento aos sinais e em caso de dificuldade para interpretação dos sons, busque um otorrinolaringologista para realizar uma avaliação auditiva.