
Já pensou em sentir um forte incômodo aos sons que parecem não incomodar outras pessoas? Isso chama-se Hiperacusia, ou sensibilidade anormal a sons de baixa, ou moderada intensidade. Para entender um pouco mais, trouxemos alguns fatos:
Hiperacusia causas
Na Hiperacusia, sons de baixa ou moderada intensidade, parecem mais altos. Latidos de cachorro, barulho do aspirador de pó, são percebidos mais altos do que realmente são, podendo causar até dores de ouvido. Por mais que esses sintomas pareçam com a misofonia, é importante lembrar que são quadros distintos. Hiperacusia provoca sensação de desconforto, intolerância a inúmeros sons do meio ambiente de baixa ou moderada intensidade, enquanto na misofonia, a pessoa apresenta uma sensibilidade seletiva a alguns sons, desencadeando uma reação emocional, desde uma leve irritabilidade até uma crise intensa, toda vez que ouve determinado som.
A sensibilidade não te faz escutar melhor:
Se partirmos do princípio que, basicamente, a hiperacusia é sinônimo de sensibilidade auditiva aguçada, não é difícil alguém pensar que, consequentemente, quem sofre desse quadro ouça melhor. Isso não é verdade, já que pessoas com hiperacusia podem ter a audição como de quem não apresenta esse quadro. A tolerância aos sons não está relacionada a qualidade da audição.
Tratamento para Hiperacusia
Se você leu esse texto e se identificou, ou recebeu esse diagnóstico, saiba que Hiperacusia há tratamento. O controle não é realizado com remédios ou opções cirúrgicas. O que existe são terapias que visam acabar com o incômodo, um dos métodos mais comuns é a utilização de geradores de som com ruído branco, para ajudar a abolir a hipersensibilidade aos sons. Esse tratamento tem o objetivo de reajustar o ganho auditivo, promovendo uma redução definitiva na intensidade em que os sons eram percebidos com desconforto.
Se você acha que pode sofrer desse mal ou conhece alguém que precise de ajuda, procure um otorrinolaringologista.