5 atividades diárias que ajudam a sua audição

5 atividades diárias que ajudam a sua audição

Dar prioridade à sua saúde é uma parte importante do envelhecimento, e proteger a sua audição também. Aqui estão cinco atividades que podem ajudá-lo a manter sua audição sob controle.

A perda auditiva pode surgir de forma gradual e, muitas vezes, é algo que muitas pessoas optam por adiar o tratamento. No entanto, cuidar da sua audição é uma parte essencial para manter um estilo de vida saudável e ativo com a idade. 

Embora a perda auditiva não possa ser revertida, existem coisas que você pode fazer para ajudar a prevenir ou retardar sua ocorrência. Continue lendo para conhecer cinco atividades diárias que você pode fazer para ajudar sua audição e saúde em geral.

1 – Resolver quebra-cabeças

Seu cérebro é uma parte incrível do seu corpo que desempenha um papel significativo no processamento dos sons que seus ouvidos recebem. Assim como seus músculos precisam de exercícios regulares para permanecer fortes, o mesmo acontece com seu cérebro.

Resolver quebra-cabeças é uma maneira divertida de manter seu cérebro em ótima forma e prevenir a degeneração cerebral. Alguns exemplos de diferentes tipos de quebra-cabeças são palavras cruzadas, caça-palavras e Sudoku. O segredo é fazer esses exercícios regularmente, pelo menos semanalmente, mas de preferência todos os dias.

2 – Jogar cartas

Jogar cartas ou jogos de tabuleiro também é uma maneira divertida de ficar atento e conectado com seus entes queridos. Socializar é especialmente útil para evitar que você fique isolado. Muitas pessoas ficam ansiosas e deprimidas e, portanto, menos propensas a participar de interações sociais à medida que sua audição continua a piorar. Embora possa não ser uma opção estar fisicamente presente com amigos e familiares no momento, ainda existem muitos aplicativos de jogos “virtuais” para seu telefone ou tablet que podem mantê-lo conectado enquanto estamos nos distanciando socialmente.  

3 – Ioga

A ioga oferece uma infinidade de benefícios à saúde para o corpo, a mente e a alma. Você sabia que posturas específicas de ioga também podem contribuir com sua audição? A maneira como a ioga pode manter sua audição saudável é aumentando a circulação de sangue no cérebro e no ouvido. A circulação melhorada aumenta a função dos nervos e ajuda a desintoxicar as células.

As melhores posturas são a da árvore, da cobra, do triângulo e do camelo. Uma pesquisa mostrou que a ioga pode até mesmo reduzir os sintomas do zumbido. 

4 – Exercício diário

O movimento diário é essencial não apenas para a saúde dos ouvidos, mas para alcançar a saúde ideal para o corpo e a mente. Permanecer ativo todos os dias melhora seu bem-estar de muitas maneiras diferentes. Você não precisa correr meia maratona todos os dias para colher os benefícios do exercício, escolha uma atividade física de que goste, como caminhar, correr, nadar, pular, fazer ioga ou talvez fazer jardinagem. Qualquer uma dessas atividades o ajudará a bombear o sangue e a melhorar a circulação. 

O exercício faz maravilhas para a circulação do sangue no ouvido interno. A cóclea, se beneficia significativamente do aumento do fluxo sanguíneo. A cóclea é um componente vital do seu sistema auditivo, pois converte as vibrações sonoras em impulsos nervosos. Mas tenha cuidado para não fazer exercícios com fones de ouvido por um longo período e evite música alta.  

5 – Praticar meditação

A meditação é uma prática milenar com estudos que comprovam seus inúmeros benefícios para a saúde. Muitas pessoas ficam surpresas ao saber que pode até ajudar a prevenir ou retardar a perda auditiva relacionada à idade. Quando você se senta em silêncio e volta sua atenção para dentro, ajuda seu corpo a regular a pressão sanguínea, o fluxo sanguíneo e a normalizar outros processos fisiológicos. A meditação tem uma profunda capacidade de reduzir o estresse e, com isso, diminuir o impacto negativo potencial em todos os sistemas corporais.

Esta prática simples, mas poderosa, incentiva o relaxamento profundo e aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro. Quando você sintoniza os sons ao seu redor ou outros sons ambientes, como o cantar dos pássaros, você sem querer melhora a sua audição. Ao usar sons para meditar, você ficará muito mais sintonizado com eles ao longo do dia. Com o tempo, seu subconsciente o ajudará a perceber alguns sons menores, que você pode ter perdido antes. Mesmo que isso possa ser uma melhora da audição mental, seu efeito ainda é poderoso.

Você deve sempre procurar ajuda profissional para o agravamento dos seus sintomas, pois a perda auditiva não tratada pode afetar negativamente o seu bem-estar físico e mental. Caso você precise de aparelhos auditivos, entre em contato conosco. Temos os melhores modelos da marca Widex.