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O barulho causado quando os aparelhos auditivos apitam, pode ser chamado de microfonia ou feedback, que nada mais é que o retorno do sinal de saída do aparelho para o microfone.
Nos aparelhos mais modernos, o problema é cada vez mais raro por conta dos recursos exclusivos de controle de microfonia. Estes sistemas detectam rapidamente o feedback e o eliminam antes de se tornar audível para você ou outras pessoas próximas. Mas, nada impede que abraços, passar a mão perto do aparelho ou encostar o telefone ocasionem o apito.
Se ocorrer do aparelho apitar em alta frequência em ocasiões diferentes dessas, é preciso analisar se não estão ocorrendo os seguintes problemas:
- Obstrução do canal interno: a cera no canal auditivo, conhecido como cerume, pode fazer com que o som seja refletido, causando o apito. Neste caso, é preciso fazer a limpeza do canal e ficar atento ao paciente: em muitas pessoas o uso das próteses auditivas estimula a produção de cera e, por isso, pode causar a obstrução com mais frequência.
- Molde ou cápsula desencaixada: com o passar dos anos ou se o paciente perder peso, a cápsula ou o molde podem ficar frouxos. Essa folga pode favorecer a “reflexão” do som e, consequentemente, a microfonia.
- Agravamento da perda auditiva: quando a perda auditiva aumentou e o paciente precisa ficar aumentando o controle de volume, pode estar dando mais chance para a microfonia
- Problemas técnicos: se o aparelho auditivo tem controle de microfonia, pode ser um problema técnico. Caso não tenha, outros defeitos também podem estar provocando o feedback
É possível que o paciente não ouça o aparelho apitando?
Caso o paciente tenha perda auditiva de grau moderado ou severo, há grandes chances dele não perceber a microfonia do aparelho auditivo, já que ela ocorre entre 2000 e 5000 Hz - frequências consideradas muito agudas.
O que precisa ser feito para evitar o apito dos aparelhos?
O mais indicado é que sempre seja consultado o seu fonoaudiólogo. Somente ele conseguirá realizar a adaptação e reparo do seu aparelho auditivo. Lembrando que, em tempos de pandemia, as consultas podem ser feitas online através do Remote Care.